O Projeto
Gramachinhos
Somos uma instituição sem fins lucrativos que atua desde 2013 na região do antigo aterro sanitário de Jardim Gramacho, que foi o maior lixão da América latina e foi desativado em 2012. Com o fim do lixão criou-se um bolsão de miséria, pois os catadores e suas famílias que tiravam suas rendas do aterro não tinham mais com o que se sustentar. No ano seguinte, nossa fundadora Julia Blakeney conheceu a comunidade e começou a levar livros e biscoitos para atrair a atenção das crianças, sempre com a ideia de que a alimentação era essencial para matar a fome, mas que apenas a educação iria dar poder para aquelas pequenas vidas.
Hoje, 12 anos depois, trabalhamos em tempo integral com ações permanentes de educação e combate a fome. Com cozinha e escola comunitária. Assim, conseguimos oferecer 5.500 refeições mensalmente, além de aulas em tempo integral para cerca de 100 crianças. Nosso lema é:
Comida para sustentar,
Educação para transformar.
Nossa ONG não recebe ajudas governamentais e tampouco possui associações politicas. Sobrevivemos exclusivamente por meio de doações de pessoas que desejam impactar vidas dos mais vulneráveis.
Nossa Equipe
Adriana Blakeney
Psicológa do projeto
Jean pierre
Professor de alfabetização e reforço escolar
Foi, durante 8 anos, uma criança da instituição
Miriam Jander
Cozinheira, ex-catadora do aterro, mãe de 11 filhos.
Therezinha Felix
Auxiliar de cozinha
Fundadora e Responsável pelo Projeto
Formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF
Psicanalista Clínica pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica - IBPC, é também escritora.
Formanda em Psicologia, tem 13 anos de experiência no trabalho social, é Completamente apaixonada por transformar vidas.